sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Deliver us from evil.

Encontrei um teste curioso que gostava que fizessem.
É sabido que a realidade tende para o caos e, portanto, faz parte da responsabilidade humana lutar activamente contra essa tendência de forma a manter a ordem. Claro que a ordem e o caos por sua vez são relativos e discutíveis, mas o caos perante a humanidade tem a sua conotação negativa. Aparentemente a fluência natural do universo é negativa, e tudo o que envolve esforço humano é positivo.
Como os seres que somos, perdidos algures no meio de ambos os aspectos e com a constante necessidade diária de julgar ambos os lados e optar pelo lógico e racional, parece-me apropriado questionar o bem e o mal das nossas pessoas. Digo o lógico e o racional pois a sociedade como a conhecemos hoje em dia perdeu o seu valor. Antigos códigos morais são arrastados para a vida quotidiana e, no fundo, todos sabemos que já não teem o valor de antes. Várias facetas do mal são actualmente aceites, e talvez nem consideradas como tal dependendo do caso. O simples acto do julgamento está corrompido e os valores perdidos. Existe um bem e um mal, mas como a simples concepção humana que são, são puramente relativos. Cada vez mais relativos à unidade do que ao todo, e senso comum individual é algo ilógico. Daí termos de optar pelas decisões lógicas e racionais, a moral perdeu o seu valor, ou então é demasiado especifica a um sub-grupo de individuos. Anarquia moral. A decisão correcta é a lógica. A lógica é universal.

Levanta-se então a dúvida de como pode a lógica ser medida. Será a lógica também individual? Prefiro interpretar a lógica como um código moral actualizado. Se os valores mudaram individualmente, porque não a lógica? Podemos então dizer que a lógica é um equivalente à tabela de julgamento que é a moral, mas diferente. Uma escolha, uma alternativa. O universo tende para o caos, o lógico será então não opor activamente essa necessidade primordial, com o cuidado de não seguir o caminho da inactividade. Pode-se remar a favor ou contra a maré. A percepção da realidade está corrompida, remando contra. Então, é a lógica universal ou individual? Ambos, tal como a moral. Nós sabemos instintivamente o que é correcto ou errado, nem sempre sabemos é por qual optar. Cada vez mais se opta pelas necessidades individuais. O declínio da moral. A lógica não se opõe. A lógica defende o óbvio.

Sem o saber, a humanidade cada vez mais se aproxima do lógico mas mantendo a fechada visão da moral. Toma as decisões correctas, agindo mal moralmente. É também este o declínio do espirito humano. As tradições morais arrastadas de antes para os dias de hoje, arrastam-nos agora para o fundo num mundo cada vez mais pesado para o espiríto. Algo que nos corrompe, enfraquece e destrói. Não digo que o mal está correcto, nada disso. Existe valor na antiga moral. O que necessita de uma revisão é a nossa própria compreensão desses valores, algo que aceitamos como garantido ou imposto e que aos poucos nos consome. Apenas a libertação do espírito trará força à mente e à humanidade.

Claro que o seguinte não passa de uma brincadeira, mas depois de lido o anterior até tem um pouco do seu valor.
Posto isto.


Garrison You Are 72% Evil

You are very evil. And you're too evil to care.
Those who love you probably also fear you. A lot.


Akuma You Are 46% Evil

You are evil, but you haven't yet mastered the dark side.
Fear not though - you are on your way to world domination.


Joana You Are 36% Evil

A bit of evil lurks in your heart, but you hide it well.
In some ways, you are the most dangerous kind of evil.


Griever You Are 50% Evil

You are evil, but you haven't yet mastered the dark side.
Fear not though - you are on your way to world domination.


Rambo You Are 68% Evil

You are very evil. And you're too evil to care.
Those who love you probably also fear you. A lot.


Ishkur You Are 62% Evil

You are very evil. And you're too evil to care.
Those who love you probably also fear you. A lot.
How Evil Are You?


Than You Are 86% Evil

You're the most evil person you know.
The devil is even a little scared of you!

Sem comentários:

Enviar um comentário